fbpx
 

O que é aposentadoria híbrida?

Publicado em
#pratodosverem: post: O que é aposentadoria híbrida? Na foto a imagem de uma cidade e de um campo rural dividem a foto. Cores na imagem: verde, preto, amarelo, vermelho, azul e branco.

A aposentadoria híbrida é a modalidade de benefício em que o(a) segurado(a) pode somar os períodos de tempo de atividade rural com tempo de atividade urbana, tendo em vista que muitos trabalhadores migram do serviço rural para o serviço urbano e também em sentido contrário.


A Lei n° 8.213/91 regulamenta a forma como se reconhece a condição de segurado especial, que em regra é a pessoa que exerce atividade na lavoura, pecuária e também na pesca artesanal, sendo todas reconhecidas como atividades rurais para fins do reconhecimento previdenciário.
A aposentadoria híbrida se assemelha à aposentadoria por idade, tendo os mesmos requisitos até 12/11/2019.


Com a reforma instituída pela Emenda Constitucional n° 103/2019, a aposentadoria híbrida foi alterada, exigindo dos homens os requisitos de 65 anos de idade e 20 anos de contribuição, e das mulheres a idade de 62 anos, mas mantendo os 15 anos de contribuição que já era exigido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X