fbpx
 

Quais os primeiros passos para pedir a aposentadoria ?

Publicado em
#pratodosverem: post: Quais os primeiros passos para pedir a aposentadoria ? Na foto, uma senhora esta mexendo no celular. Cores na imagem: verde, branco, preto e laranja.

1° – Inicialmente, a pessoa que deseja pedir aposentadoria perante o INSS necessita verificar qual a modalidade de aposentadoria deseja dentro de sua realidade de contribuição e de suas atividades exercidas.


2° – Recomenda-se procurar um profissional da advocacia que atue na área previdenciária. Apesar de não ser obrigatória a assistência por um advogado na esfera administrativa, este é o profissional que pode fazer uma leitura do seu histórico previdenciário, orientar o caminho do requerimento, a contribuição necessária, informar se existem documentos faltantes, verificar se existem períodos não computados no Cadastro Nacional de Informações Sociais, entre orientações diversas a atingir a finalidade.


Tendo como exemplo, se um homem hoje desejar se aposentar por idade, necessita ter 65 anos e somar 20 anos de contribuição. No entanto, se os requisitos foram preenchidos antes da vigência da Emenda Constitucional n° 103/2019, necessitará de 15 anos de contribuição, o que precisará ser observado pelo profissional.


É importantíssimo o profissional da advocacia especialmente para verificar eventuais atividades com exposição a agentes nocivos, para fins de verificação da aposentadoria especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X