fbpx
 

É possível pedir o aumento do valor da aposentadoria ?

Publicado em
#pratodosverem: post: É possível pedir o aumento do valor da aposentadoria ? - Na foto, um casal de idosos conversam e realizam algumas contas. Cores na imagem: vermelho, branco, azul, preto, azul e rosa.

Os benefícios de aposentadoria são passíveis de revisão. O INSS por diversas vezes pode efetuar equivocadamente o cálculo do benefício.

Muito disso acontece porque o Cadastro Nacional das Informações Sociais – CNIS, em que são registrados os vínculos e contribuições do segurado, nem sempre contempla todas as remunerações corretas e contribuições corretamente.

Por exemplo, pode haver erro por não considerar o INSS erroneamente um tempo como especial, o que acontece frequentemente. Ou também por não considerar um vínculo empregatício anotado na Carteira de Trabalho.

No entanto, para verificação da possibilidade é necessário analisar individualmente a situação de cada pessoa.A possibilidade de revisão tem o prazo de 10 anos, a contar do percebimento do primeiro pagamento, conforme o artigo 103 da Lei n° 8.213/91.

Se o beneficiário pediu a revisão na via administrativa, inicia novamente o prazo, a contar do conhecimento do indeferimento administrativo.Embora o prazo para pedir a revisão seja de 10 anos, as parcelas já vencidas da diferença limitam-se a 5 anos antes do pedido, uma vez que seria devida a diferença desde o momento da concessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X