fbpx
 

A falta de culpa do devedor em não cumprir cláusula contratual em razão da Pandemia do COVID-19

Publicado em
Artigo: A falta de culpa do devedor em não cumprir cláusula contratual em razão da Pandemia do COVID-19. #PraCegoVer: na foto, moléculas que simbolizam o novo coronavírus, cores na imagem: verde, vermelho e preto.

Nos últimos dias o mundo literalmente parou para assistir estarrecido o que vem acontecendo em razão da nova pandemia do vírus da COVID-19 (coronavírus) que se espalhou pela China e que infelizmente já chegou em nosso país, com consequências ainda não mensuradas e inimagináveis.

Tanto o Governo Federal, quanto os Estaduais e Municipais vêm realizando medidas emergenciais visando conter as graves consequências que atingem e atingirão mais ainda os brasileiros, na área da saúde, economia, segurança, entre outras. O que se sabe, até o presente momento, é que o país terá uma desaceleração de crescimento já perceptível, atingindo diretamente a renda de todos, haja vista que a tendência é a economia do país cair de forma acelerada.

Porém, nem todas as medidas já existentes abrangem as relações jurídicas entre particulares e muitos não conseguirão cumprir obrigações contratuais firmadas em período anterior à pandemia.

Neste viés, pergunta-se, em uma relação contratual pré-existente, como ficará a situação da responsabilidade civil da parte diante de uma possível quebra contratual tendo em vista o não cumprimento de cláusulas contratuais em razão da força maior e/ou caso fortuito existente.

Ressalta-se que a Lei não distingue os institutos diante da extensa discussão doutrinária a respeito, mas a força maior vem sendo aplicada pelos Tribunais como sendo o fato que ocorreu em razão de força da natureza, podendo ser previsível ou não, e mesmo sendo previsível, é inevitável. Tal conceito se enquadra nas situações de pandemia.

A responsabilidade contratual é originada quando uma das partes se torna inadimplente perante a outra, gerando prejuízos a esta, e a parte que deu causa à inadimplência, deve responder por perdas e danos para a parte prejudicada.

Neste contexto, o Código Civil em seu art. 393, prevê que o devedor não responderá pelos prejuízos resultantes de situações de caso fortuito ou força maior, se expressamente por ele não se houver dado causa.

Quer dizer que a força maior e o caso fortuito são excludentes de responsabilidade, rompem com o nexo de causalidade, requisito obrigatório para que se recaia a responsabilidade civil, objetiva ou subjetiva.

Sendo excludente de responsabilidade e aplicando-se em casos de pandemia, pode-se alegar o instituto para se eximir de responsabilidade pelo não cumprimento de obrigações contratuais previamente existentes.

Evidente que para se aplicar a excludente, o caso concreto deverá ser analisado pelo Judiciário, pois o credor da obrigação pode utilizar o seu direito de acesso à justiça para garantir o cumprimento. Deve haver uma ponderação levando-se em consideração as circunstâncias peculiares de cada caso.

De todo modo, quando aplicável ao caso concreto, a força maior pode ser alegada para justificar a mora do devedor, demonstrando-se que não teve culpa no não cumprimento da obrigação.

Autoriza-se a quebra antecipada da relação contratual, não havendo o que se falar em culpa e aplicação dos encargos pela mora, haja vista que o cumprimento da obrigação se tornou impossível ou excessivamente difícil.

Neste sentido, a aplicação do art. 393 poderá ser uma trava aos impactos jurídicos de não cumprimento de contratos entre particulares face a pandemia existente.

Mas ressalta-se que se o impedimento de cumprimento for apenas temporário, o que se aplica é a suspensão da obrigação por período determinado, antes de uma rescisão contratual definitiva.

O seu advogado poderá lhe auxiliar nessas situações, prevendo os impactos previamente diante da possibilidade da excludente de responsabilização pela quebra contratual, ou, se no seu caso concreto, o ideal é a revisão das cláusulas já pactuadas.

Dra. Aline Gheur Derksen – OAB/PR 71.212

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X