fbpx
 

Tempo Rural na Aposentadoria

Publicado em
tempo rural na aposentadoria. Imagem com fundo vermelho, simbolizando a aposentadoria por tempo rural. Foto com agricultor colhendo as plantas, folhas verdes. Trabalhador vestindo chapéu de palha, camisa vermelha quadriculada, e calça jeans.

Você sabia que é possível somar o tempo de trabalho urbano com o tempo de trabalho rural?

Muitos segurados não possuem tempo de contribuição suficiente para se aposentarem. No entanto, se você já foi trabalhador rural, poderá utilizar esse tempo para conquistar sua Aposentadoria.

Na Aposentadoria Híbrida serão somados o tempo de trabalho urbano e rural para a contagem de 15 anos de serviço (Aposentadoria por Idade) ou 35 anos de serviço (Aposentadoria por tempo de Contribuição).

Para solicitar este benefício o segurado deverá comprovar o trabalho urbano por meio de sua Carteira de Trabalho ou Carnê. Para fins de comprovação do trabalho rural, pode-se usar a certidão de casamento dos pais, histórico escolar de escola rural, título de eleitor, dispensa militar, certidão do INCRA e testemunhas. Além disso, você poderá utilizar os documentos de seus irmãos, pais ou até mesmo cônjuge.

Muitos clientes encontram dificuldade na busca dos documentos necessários para a comprovação do tempo em que trabalhou na “roça”, principalmente porque começaram o labor quando crianças. Porém, um Advogado Previdenciarista poderá te orientar para facilitar a busca dos documentos. Existem diversas formas de comprovar o trabalho campeiro.

Dra. Ana Maria Bassouto OAB 91.990/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X